O provedor da Santa Casa de Pompéia, Alair Mendes Fragoso, concedeu entrevista ao Radar 014, para falar sobre os investimentos e melhorias realizadas na entidade. Recentemente foram inauguradas uma nova recepção, leitos, novas instalações elétricas e uma nova sala de emergência.
“Os investimentos na área da saúde são fundamentais em qualquer momento, é uma necessidade básica, nunca sabemos o dia e a hora que vamos ficar doentes ou sofrer algum acidente. Prestamos um serviço de extrema importância para salvar e cuidar de vidas, mas infelizmente temos que andar pedindo “esmolas” para nossos governantes para simplesmente cobrir os custos, somos uma empresa que presta serviço e não recebe pelo trabalho que faz, tem que viver de doações e caridade da comunidade”, explicou Alair.
Alair destacou o esforço e dedicação da diretoria em prol da Santa Casa, “apesar de todas as dificuldades, conseguimos dar atendimento e cumprir com nosso papel durante os momentos de maior fluxo de pacientes na pandemia, chegamos a ter 19 pessoas internadas, sendo cinco entubadas. Tivemos que triplicar nossa capacidade de armazenamento de oxigênio, recebemos respiradores do governo federal e estadual o que nos permitiu dar esse suporte. com a diminuição dos casos, resolvemos então fazer a reforma que era para ter sido feita no ano passado. Tivemos o apoio da prefeita Tina, dos secretários de saúde Adalberto e Pida, além de diversos empresários e autoridades ”.
Ele lembrou o papel da irmandade nesse trabalho. “O papel da diretoria da irmandade é fundamental, para articular com as autoridades e com a comunidade ações que possam trazer recursos e melhores condições para que o hospital possa prestar o melhor serviço a todos”.
Dentre as melhorias realizadas na Santa Casa, Alair destacou várias para a nossa reportagem. São elas:
– Reforma da Ala 1 do hospital num total de 20 leitos, reforma de todas as instalações, banheiros, telhado, pintura e piso.
– Reforma do centro cirúrgico, troca de telhado, toda a instalação elétrica, troca de uma parte do piso, recuperação de parte de alvenaria, pintura.
– Reforma da Ala 2 com a recuperação de mais 20 leitos, construção de mais dois banheiros e troca de toda a rede elétrica dessa ala.
– Construção de uma nova sala de emergência por conta do COVID com capacidade para 5 leitos
– Reforma do Pronto Socorro, construção de mais 3 banheiros, recuperação da antiga sala de emergência que tinha boa parte do revestimento em azulejos todos caindo, troca de toda a rede elétrica, colocação de piso tátil na entrada do PS, troca do balcão de atendimento.
– Instalação de sistema de energia fotovoltáica fornecido gratuitamente pela CPFL no programa de eficiência energética que eles têm, sem custo para o hospital.
– Troca do sistema de gestão hospitalar por um software que atende melhor nossas necessidades.
– Parceria com clinica de imagem que reformou toda a ala do Centro de Imagem fazem a administração numa parceria com a SC.
– Instalação do sistema de câmeras de monitoramento para melhor segurança de todos.
– Troca de 15 computadores por novos
– Troca de todo o sistema de telefonia fixa, PABX em nuvem, e troca de todo cabeamento da rede de telecomunicações da SC.