13 médicos da região assinam denúncia contra Ministro de Saúde de Bolsonaro

Médicos da região assinaram uma denúncia contra o ministro da saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, destinado ao Conselho Federal de Medicina, visando abertura de processo ético-profissional.

Assinaram a denúncia os médicos Roberto Mauro Borges, Gastão Wagner de Souza Campos, Fernando Aurélio Calligaris Galvenese, Gilberto Tanos Natalini, José Enio Servilha Duarte, Aparecida Linhares Pimenta, Jorge Harada, Maria do Carmo Cabral Carpinteiro, Ademar Arthur Chioro dos Reis, José Fernando Casquel Monti, Stenio José Correia Miranda, Cármino Antonio de Souza e José Eduardo Fogolin Passos.

A denúncia foi apresentada baseada na interpretação do artigo 3º do código de Processo Ético Profissional [Resolução CFM Nº 2.145/2016], motivados pelo caráter nacional das infrações, acometendo individual e coletivamente os brasileiros, em especial aqueles com idades entre 5 a 11 anos.

O pedido do julgamento ético se dá pelo comportamento de Queiroga quanto a execução da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, no que os denunciantes consideram um flagrante desrespeito ao que preconiza a ciência.

Por fim, os médicos solicitara no documento a investigação quanto a conduta de Queiroga. ‘Antes de ministro, o representado é médico, que, como todos nós, está submetido aos mesmos ditames éticos, que devem ser assumidos e confirmados em seu juramento.