Polícia Ambiental multa pompeense que tinha criação de 21 javaporcos

A Polícia Militar Ambiental aplicou multa de R$ 6.200,00 num morador de Pompeia que tinha uma criação de 21 javaporcos – animal originário do cruzamento entre o porco doméstico e o javali e é considerado de alto risco ao meio ambiente, à agricultura e também à sanidade animal.

A ocorrência de natureza “por introduzir espécime animal híbrido no território do Estado de São Paulo, sem parecer técnico oficial favorável” foi registrada pela equipe do 2º sargento Vanderlei, cabo Valdemir e cabo Wagner, em uma propriedade do município de Pompeia, nessa quarta-feira, dia 12.

A Polícia Ambiental informou que a equipe se deslocou para atendimento de denúncia e a equipe encontrou os javaporcos mantidos confinados em um chiqueiro. Os animais não tinham nenhum sinal de maus tratos, más foi lavrado um auto de infração ambiental com penalidade de multa simples no valor de R$ 6.200,00, por incorrer no disposto no artigo 26, da resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) 05/21.

Os animais foram depositados em caráter emergencial e temporário com o infrator, até que seja disponibilizado um local para sua destinação.