A Secretaria Municipal de Saúde e Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) estão trabalhando em parceria contra o mosquito Aedes aegypti, colocando caçambas em pontos do centro comercial para que comerciantes possam descartar o que está sem uso e que poderiam se tornar possíveis locais de criadouro de mosquitos.
Segundo a Diretora de Departamento da Vigilância Sanitária, Edna Seminsatto de Oliveira, é necessário conscientização e ações para diminuir o avanço da doença. “Tanto em casa quanto no trabalho, é importante que as pessoas dediquem alguns minutos do seu tempo para verificar se há focos de larvas e água parada. Se cada pessoa puder pegar um dia da semana para essa verificação, nós conseguiremos reduzir os casos de Dengue e, quem sabe, até erradicar a doença. São ações simples e rápidas que todos nós podemos fazer pelo bem coletivo”, pontua a Diretora.
A Secretária de Saúde está com agentes visitando casas em vários pontos da cidade e é importante que a população deixe-os entrar para verificar os imóveis. São eles quem podem aplicar o produto nos locais necessários e informar sobre como combater o mosquito diariamente com ações simples e práticas que podem ser incorporadas ao cotidiano de todos.
A Dengue, até o momento, não possui vacina e já foram identificados 5 variações da doença, sendo que 4 delas estão em circulação no país. Uma vez adquirida uma das variantes, a pessoa está imune para contraí-la novamente, porém ainda poderá ser contaminada pelas demais variações. “E na segunda ou terceira vez que a pessoa pega, a possibilidade de desenvolver a forma hemorrágica da doença é cada vez maior” alerta a Edna.