Fiscalização interdita viveiros e destroi milhares de mudas irregulares em Herculândia

Uma fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) interditou dois viveiros e destruiu milhares de mudas irregulares em Herculândia (SP). A operação ocorreu após os fiscais terem sido barrados por manifestantes.

Na fiscalização, várias irregularidades foram verificadas. De acordo com a CDA, 11 propriedades foram fiscalizadas e pelo menos outras dez tiveram tentativas de fiscalização, mas estavam com as porteiras trancadas.

A CDA lavrou dois autos de infração, um deles referente a um veículo transportando mudas cítricas – que foram destruídas, porque esse tipo de transporte é proibido em todo o país.

Foi coletada uma amostra suspeita de cancro cítrico e 5.161 mudas de citros foram destruídas em três viveiros. Outras 10.370 mudas de murta foram destruídas em quatro viveiros. Duas notificações foram emitidas pelo órgão estadual.

Já o Mapa lavrou oito termos de fiscalização, dois termos de interdição e um auto de infração. Esse último e as interdições ocorreram porque os viveiristas não tinham registro no Renasem, que é obrigatório.