Com o intuito de reduzir drasticamente a quantidade de criadouros e a possibilidade de proliferação de mosquitos no verão, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Entomologia e Endemias e Atenção Básica, realizou a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti.
No período de 21 a 26 de novembro foram intensificadas ações de controle vetorial em áreas do município, de acordo com o indicador entomológico de infestação e com priorização de áreas e de recipientes/criadouros que eram importantes na reprodução do mosquito.
A Semana foi proposta pela da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), e os municípios contaram também com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), na realização da programação de ações coletivas de intensificação do controle vetorial e atividades de eliminação de criadouros.
Em Tupã o cronograma de atividades foi dividido com intensificação de visitas casa a casa e aplicação de biolarvicida em diversos bairros da cidade. Nas regiões da Vila Marajoara, Cohab III e Parques Irajá e Bela Vista as equipes aplicaram biolarvicida em 959 imóveis; em 790 imóveis na região dos Jardins Aritana, Apoema, Itaipu e São Francisco I e II; em 851 imóveis na região dos conjuntos Jamil Dualibi, João Paulo II e Nova Tupã; em 300 imóveis na região da Vila Abarca e Vila Espanha; e em 600 imóveis na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Além das ações casa a casa, durante a ação da Secretaria foram realizadas palestras com as equipes de Endemias em unidades socioassistenciais do município com a participação da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. No Recanto dos Idosos, Vila Dignidade e no CRAS Leste, as equipes ministraram palestra sobre conscientização da dengue.