Trabalhadores da saúde em Tupã devem se vacinar contra a meningite tipo C

Os trabalhadores da saúde em Tupã têm até o fim deste mês para receber a dose de vacina contra a meningocócica C (Conjugada). Trata-se de uma recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), visando proteger esta população e evitar a circulação da doença na cidade e no país.

A medida visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, principalmente entre o grupo de risco das crianças menores de 1 ano. Dessa forma, a ampliação do grupo apto a receber a dose se estende também aos adolescentes de 15 a 19 anos, que não tenham recebido a dose na infância.

Para participar da campanha, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima com CPF, RG, caderneta de vacinação e algum documento que comprove o exercício profissional.

Têm direito a receber o imunizante: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

MENINGITE C

A meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente. Esta infecção pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças com menos de 5 anos.

Os sintomas iniciais da meningite C são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais.