A partir do tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, proposto pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá atividades programadas para os profissionais que atuam na atenção primária (UBS e USF) em Tupã.
O leite materno auxilia diretamente na proteção dos recém-nascidos contra infecções respiratórias, diarreia, diminui o risco de alergias, hipertensão, diabetes e até mesmo a obesidade. Até os seis meses de vida, a criança não precisa de chás, sucos, nem de outros leites ou qualquer tipo de alimento. Não por acaso, ele é considerado padrão-ouro da alimentação.
Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, até 6 meses, o leite materno é suficiente para fornecer ao bebê todos os nutrientes e a hidratação necessários. “A amamentação reduz a mortalidade infantil e traz benefícios também para a mãe, reduzindo a incidência dos cânceres de mama, ovário e endométrio. Promove o fortalecimento do vínculo mãe-bebê, e é fonte incontestável de proteína e de outros nutrientes fundamentais para esta fase da vida”, comenta.