Tupã aderiu ao Programa TODAS In-Rede da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que tem como meta o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando a autonomia dessas mulheres em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência, autoestima e liderança.
Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, para retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.
Entre as principais ações do “TODAS in-Rede” está o curso de ensino à distância (EaD), destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção, oportunidade de realizar o curso que tem como foco a capacitação para que esses profissionais façam um atendimento qualificado à essas mulheres.
Outra ação com destaque é o curso de Empreendedorismo Feminino, “Sebrae Delas – Elas Realizam”, por visar a independência financeira desse público. Realizado em parceria com o Sebrae SP, o curso impactou 555 mulheres com deficiência do estado de São Paulo.
Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estado de São Paulo há 1.710.601 mulheres com deficiência, representando 56,86% do total da população de pessoas com deficiência do estado. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres.