Foi inaugurado o Centro de Artesanato “Neuza Pereira de Oliveira” e entregue o monumento “Eu Amo Varpa”, instalado na Praça 1º de novembro, totalmente revitalizada.
A ação fez parte das celebrações dos 101 anos de fundação do distrito de Tupã. Também teve apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, um bolo e a realização da tradicional FEIRART – a feira cultural de Varpa, que completou 10 anos.
Os equipamentos entregues faziam parte de antigo anseio da comunidade local. É o caso do Centro de Artesanato que foi construído com recursos da ordem de R$ 400 mil oriundos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.
O espaço reservado à exposição e comercialização do artesanato produzido em Varpa recebeu o nome da saudosa Neuza Pereira de Oliveira, por sugestão do vereador Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão”, pela expressiva atuação da homenageada em eventos relacionados à comunidade.
Dona Neuza, como era carinhosamente chamada pelos moradores, participava de todas as atividades de iniciativa da Associação, cursos em parceria com o SENAR-SP, SENAC e SEBRAE para aperfeiçoar as técnicas de confecção de doces em conservas caseiras, ganhando projeção estadual no Projeto “Caminhos da Letônia” e por participação no Festival Gastronômico Sabor São Paulo em 2014.