Começa hoje em Tupã, a AFROFEST, na Praça “Aparecido de Barros” – Praça do Estádio, sendo considerada a maior festa da cultura negra da nossa região.
Realizado pela ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos), a iniciativa tem apoio da Loja Ébano, André Black Produções, COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e Prefeitura de Tupã.
Este ano, a festa terá apresentações no palco (na Avenida Tamoios), exposições de Arte e História Afro, além de feira de artesanato e praça de alimentação. Os destaques são o show do grupo Força Maior, finalizando a noite de sábado (18); e o show de pagode do grupo Sem Preconceito, que se apresenta domingo (19), na véspera do feriado.
A lei estadual 370 de 2023 torna o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado em todo o território paulista. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes quilombolas durante o período do Brasil-Colônia, que ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.
A efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.
17/11 | sexta | a partir das 19h
Cantora Linn (Black Music)
Cantora Ana Barbosa (Black Music)
Amigos do Passinho (Dança Flashback)
Aulão e Dança Afro Umont
Show de Dança Árabes com Escola Gigi Najma Belly Dance
Estúdio de Dança e Treinamento Danifit
Dj Gerson Silva
18/11 | sábado | a partir das 19h
Roda de Capoeira Regional com Grupo Resistência Cultural.
Roda de Capoeira Projeto Ginga — Lar Santo Antônio e Casa do Garoto
Dj Gerson Silva
Desfile de Moda Afro Urbana
Show com Grupo Força Maior
19/11 | domingo | a partir das 19h
Dj Gerson Silva
Apresentação de Rap/Trap/Funk.
Show de Pagode com Grupo Sem Preconceito.