Quintana faz aniversário e celebra 79 anos nessa quinta-feira (30)

O município de Quintana faz aniversário na quinta-feira, 30 de novembro, completando 79 anos.

A cidade chega no momento com 7.038 habitantes, de acordo censo 2022 do IBGE.

Quintana recebeu status de município pelo decreto-lei estadual nº 14334 de 30 de novembro de 1944, com território desmembrado do município de Pompeia.

Em 1916, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro elaborou um projeto para prolongamento de seus trilhos, (implantados cinco anos depois), a partir de Piratininga, em direção ao rio Paraná. Nessa época, em virtude das facilidades proporcionadas pela Ferrovia, muitas famílias adquiriram terras ao longo da faixa entre os rios do Peixe e Feio, tendo um grupo de povoadores aí adquirido em 1918, uma gleba, onde fixaram-se por volta de 1923, estabelecendo lavouras cafeeiras e a criação de gado vacum e suíno.

Destacaram-se entre os primeiros povoadores João Villadangos; Francisco Moreira Sobrinho; Sebastião Leme Soares; José Duarte Moreira; Fortunato da Cruz Campante e Daniel Ragazzi, entre outros que fundaram uma pequena povoação de rápido crescimento, principalmente após a migração nordestina que adquiriu pequenas áreas das que foram loteadas.

A capela erguida em louvor a São João foi inaugurada em 1936, e em 4 de janeiro de 1940 foi instalada a estação da Companhia Paulista, que seguindo sua tradição de nomear as localidades em ordem alfabética (Alba, Bauru, etc.), a denominou Quintana, devido ter-se iniciado em uma pequena propriedade, que os antigos denominavam de “quintal” ou “pequena quinta” (fazenda), evoluindo depois para o topônimo “quintana”.

Como loteamento, que deu origem a Vila Santa Amélia, criado pela Sociedade Agrícola Resende ltda, grande número de casas foram construídas a fim de alojar os trabalhadores rurais que iam se empregar na fazenda de café da companhia.