O presidente da Câmara Municipal de Guaiçara (SP), Wellington Lousado Pereira, conhecido como Chico Carabina (PTB), fez uma fala discriminatória contra o vereador Francisco Constábile Filho, o Chiquinho do Canjarana (PSB) durante a última sessão, realizada nesta segunda-feira (15).
As ofensas ocorreram durante uma discussão entre os dois parlamentares. Em determinado momento, Wellington Lousado Pereira, presidente da Casa de Leis, pede o corte do microfone de Chiquinho do Canjarana e, em meio ao pedido, se dirige de forma pejorativa ao outro vereador ao chamá-lo de “autista”.
“Por favor, corta o microfone do vereador autista. Autista, porque o senhor é um autista, o senhor é um louco para mim. Eu posso falar. Eu, como vereador”, diz o parlamentar e presidente da Câmara.
Após a repercussão, nesta terça-feira (16), a Associação dos Familiares e Amigos dos Pais de Autistas de Bauru (AFAPAV) manifestou repúdio quanto à fala, informando que autismo é uma condição do neurodesenvolvimento e parte da diversidade humana. “A aceitação do autismo deve ser o foco principal da conscientização, sem a banalização ou propagação de falas preconceituosas.”
Em entrevista por telefone à TV TEM, o presidente da Câmara explicou que a sessão foi tumultuada, admitiu que perdeu o controle e cometeu um erro que constrangeu a população.