O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, em parceria com a Prefeitura Municipal, promovem em Oriente o curso de Doma Racional, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, das 8h às 17h, com aulas práticas na Fazenda Santa Helena. Informações para matrículas pelo telefone/WhatsApp (14) 99636-6181, com Cidinha Oliveira.
A doma racional também é conhecida como doma doce, gentil ou natural e está em conformidade com a lei 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998, que trata, entre outros assuntos, de maus tratos aos animais. É uma técnica de adestramento dos equídeos, que teve sua origem na Europa e tem como base condicionar os animais sem qualquer
violência. Ela é baseada na etologia (estudo do comportamento animal) e trabalha a perseverança, a paciência, a repetição, o ritmo progressivo e contínuo, fazendo com que o animal fique mais calmo, confiável, corajoso e ligado ao homem, pois prega o respeito ao equídeo e valoriza seu aprendizado por meio de recompensas a cada obstáculo superado.