A partir da segunda-feira (24) serão apresentadas pelos diretores à comunidade as escolas cívico-militares. Mais de 300 unidades em todo o Estado de São Paulo demonstraram interesse no modelo de ensino. A primeira rodada da consulta pública acontecerá entre 10 a 24 de março, quando será votada pela adesão ou não ao programa.
Em Pompeia, o vereador Chico Japonês é um dos grandes defensores desse modelo de escola. Ele tem conversado com lideranças educacionais apresentando as propostas buscando colocar em discussão a implantação da escola cívico-militar no Município.
Chico explica que tudo é feito muito democraticamente, com a comunidade escolar apresentando a proposta para os pais que poderão decidir se sim ou se não. A expectativa do Estado de São Paulo é que pelo menos 100 unidades comecem com esse modelo já no segundo semestre de 2025.
A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública.