Região tem caso suspeito de Mpox; paciente está internado do HC de Marília

ATENÇÃO | A região tem um caso suspeito de Mpox – A pessoa está internada no Hospital das Clínicas de Marília.

Segundo apurado, o paciente voltou de Santos, litoral paulista e procurou atendimento médico após surgirem lesões na pele.

O caso está sendo apurado e acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Saúde.

O QUE É MPOX?

Trata-se de uma doença causada por vírus que pertence à família dos Ortopoxvirus, do mesmo grupo da varíola. No passado era conhecida como “varíola dos macacos”, pois o vírus foi isolado pela primeira vez em 1958 em macacos de um laboratório na Dinamarca provenientes do continente africano, onde é endêmica em alguns países. Não se sabe qual é o animal hospedeiro e nem o ciclo desta doença na natureza, acreditando-se que sejam roedores.

A principal forma de transmissão é através do contato direto com uma pessoa infectada através das lesões da pele; também pelo contato com objetos contaminados, roupas, lençóis e objetos compartilhados; pelas vias aéreas, ou seja, pelo contato próximo, como beijo, toque em lesões na pele ou permanecer no mesmo ambiente de uma pessoa doente sem as medidas de prevenção.

OS SINTOMAS

A doença pode afetar qualquer pessoa, independente de idade ou sexo. As crianças, gestantes e pessoas com baixa imunidade (deficiências imunológicas) podem apresentar sintomas mais graves. O período de incubação, fase em que o indivíduo não apresenta sintomas, ocorre entre seis e 13 dias, e pode chegar a 21 dias. Os sinais e sintomas são parecidos com o da gripe, duram de duas a quatro semanas, e geralmente incluem:

febre
dor de cabeça
dor muscular
cansaço
ínguas (inchaço dos linfonodos)
lesões dolorosas na pele que aparecem inicialmente como manchas vermelhas que evoluem como pequenas bolhas (vesículas) e crostas

As lesões de pele podem aparecer antes dos outros sinais e sintomas. É importante reforçar que a transmissão ocorre a partir do início dos sintomas, até que todas as crostas tenham se formado, caído e uma nova camada de pele tenha se formado.

Conecte-se conosco
Últimas notícias