Imagina você saindo de Pompeia e por algum motivo, ao chegar no pedágio notou que esqueceu a carteira e não terá como pagar a tarifa e seguir viagem. Atualmente, a praça localizada próxima de Oriente aceita dinheiro e cartão como forma de pagamento, além das tags.
Porém, sem conseguir pagar você não pode prosseguir, pois se passar sem pagar terá que assumir a multa por evasão de pedágio, que é de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na habilitação, pois é uma infração grave.
Pensando nesta situação que é mais comum do que se imagina, o vereador Vanderlei Ribeiro dos Santos apresentou um pedido forma para a concessionária EIXO SP promover o chamado “pagamento por tempo determinado”, para que o motorista consiga acertar a tarifa por meio de um boleto gerado ali na hora, por exemplo. Ele tem um tempo para promover o pagamento, caso contrário aí sim a multa chega.
Em diversas praças pelo Estado de São Paulo já acontece o “free-flow”, que permite ao motorista o pagamento do pedágio de forma eletrônica, com prazo de no máximo 30 dias a partir da data de passagem pelo posto de cobrança.
Vanderlei destacou, durante sessão ordinária da segunda-feira (26), que pede para que a empresa disponibilize o pagamento via PIX a fim de facilitar a vida dos usuários da rodovia.