Saiba como descobrir se foi vítima de fraude bilionário do INSS

A revelação feita de uma fraude bilionária no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) colocou aposentados e pensionistas em alerta. A investigação mostrou que entidades faziam cobranças irregulares de “mensalidade associativa”. A operação resultou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Mas como aposentados ou pensionistas podem saber se perdeu dinheiro na fraude?  Veja o passo a passo abaixo.

Para saber se teve algum valor descontado, o aposentado ou pensionista precisa verificar o extrato do INSS.

1. Acesse o app ou site Meu INSS e faça o login com CPF e senha do gov.br;

2. Na página principal, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;

3. 3. Clique sobre o número do benefício;

4. Na sequência vai ser mostrado o extrato;

5. Ali, busque por descontos de mensalidades associativas – pode aparecer como ‘débito associação’ ou ‘mensalidade associativa’;

6. Amplie a busca e consulte os extratos entre 2019 e 2024.

Operação Sem Desconto mira golpes contra aposentados e pensionistas. A ação que resultou em um primeiro momento no afastamento e depois na demissão de Stefanutto foi deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. Os agentes miram no combate ao esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios concedidos pelo INSS.

Ação da Polícia Federal cumpre seis mandados de prisão temporária. Também foram realizadas ontem 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão.

Servidores públicos estão entre os suspeitos. Conforme informações da Polícia Federal, seis profissionais foram afastados de suas funções.

Conecte-se conosco
Últimas notícias