O vereador Carlos Eduardo Schmidtt Andrade “Kdu Gás” pediu, por meio do requerimento 174/2025, informações do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) acerca da lista de espera das cirurgias reparadoras de mama e bem como os registros das que foram realizadas em 2023, 2024 e 2025.
A cirurgia reparadora de mama (mamoplastia redutora ou reconstrução mamária) é oferecida pelo SUS em algumas situações, como após mastectomia por tratamento de câncer de mama, ou em casos de gigantomastia que causem comprometimento da saúde.
É importante que o paciente apresente laudo médico que comprove a necessidade do procedimento e, em alguns casos, possa ser necessário comprovar que não tem condições de arcar com a cirurgia.
A fiscalização de “Kdu Gás” é bastante válida, pois esse tipo de procedimento é fundamental para a saúde e qualidade de vida de mulheres.
Em cidades do Brasil têm casos de mulheres que conseguiram vagas para o procedimento, mas apenas para colocar silicone e trabalhar a questão estética, o que não seria o objetivo desse tipo de procedimento que é bastante caro e difícil de conseguir.