Aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), na Igreja Holiness de Pompeia, o evento SP Sem Fogo, uma importante iniciativa em prol da conscientização e prevenção. A mobilização contou com a presença do prefeito Diogo Ceschim, do presidente da Câmara Municipal Vanderlei Ribeiro dos Santos, do vereador Sidney Shiro de Souza, que também representou a empresa IMEP, ao lado de Douglas Martins, bem como representantes da municipalidades, brigada e corpo de bombeiros, entre outros.
O QUE É SP SEM FOGO?
A Operação São Paulo Sem Fogo é formada por diversos órgãos estaduais como as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade – CFB, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A articulação entre essas instituições ocorre por meio de um Comitê Executivo, que tem como objetivo delinear ações para o cumprimento dos princípios e diretrizes da política estadual relacionada aos incêndios florestais.
A Operação São Paulo Sem Fogo é composta por quatro programas integrados e complementares: Prevenção, Controle, Monitoramento e Combate.
Programa de Prevenção: atua nas potenciais causas e riscos de incêndios, buscando limitar sua ocorrência e antecipar a tomada de decisões.
Programa de Controle: tem o objetivo de disciplinar o emprego do fogo, por meio da queima controlada, bem como executar ações de fiscalização das licenças emitidas, de queimadas irregulares e de incêndios florestais.
Programa de Monitoramento: tem o objetivo de acompanhar diariamente os focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, emitir alertas e fornecer bases de dados como subsídio aos órgãos participantes da Operação SP Sem Fogo.
Programa de Combate: abrange as ações para impedir que o fogo se alastra, quando identificada ocorrência de incêndio, e envolve a integração de todas as instituições da Operação: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadas municipais e das Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, além de parceiros.
POMPEIA ESTÁ ATENTA
Toda a preparação para a prevenção e o possível combate ao fogo é fundamental. Recentemente, Pompeia viveu dias turbulentos por conta das intensas queimadas que destruíram ampla vegetação e causaram grandes sustos para a população. Além da Prefeitura, Brigada Municipal, Bombeiros, a atuação para conter as chamas gigantescas contou com apoio de voluntários, como aproximadamente 20 funcionários da IMEP, que também cedeu 9 máquinas para contribuir na ação, sendo fundamental para o desfecho do incêndio.
A Prefeitura vem se mobilizando e se estruturando não somente para combater essas queimadas, bem comuns em meados de inverno com clima mais seco, mas também para ter meios de prevenir e evitar esses desastres naturais que também colocam a vida das pessoas em risco.