O mês de julho é propício a prática de empinar pipa. Crianças, jovens e até adultos se divertem, mas a brincadeira que deveria ser inocente, pode virar tragédia caso seja utilizado o cerol.
Linhas de pipa com cerol continuam causando acidentes graves no Brasil. Somente entre janeiro e maio de 2024, 1.326 pessoas foram atendidas em ambulatórios do estado de São Paulo por cortes provocados por esse material, segundo a Secretaria de Saúde estadual. Em outros estados, os casos não são contabilizados de forma específica, dificultando a real dimensão do problema. Um exemplo é o Rio de Janeiro, onde os acidentes causados por linha de cerol são classificados como agressão por objeto cortante.
O cerol é uma mistura perigosa de cola com materiais cortantes, como vidro moído, usada em linhas de pipa para cortar outras linhas, causando acidentes graves
Denúncias anônimas fazem diferença no combate desse tipo de material. O cidadão pode ligar 190 ou procurar a polícia local. Denunciar o uso de cerol e linha chilena é garantir a segurança de todos.