Quintana viveu um momento de celebração, reflexão e valorização da educação pública durante o evento “Educação em Diálogo”, promovido pela Diretoria Municipal de Educação, que marcou oficialmente o retorno das atividades letivas após o recesso escolar.
Realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), o encontro reuniu professores, gestores, funcionários da rede municipal de ensino e autoridades, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.
Mais do que uma acolhida, o evento foi um espaço estratégico para reforçar a missão educacional do município e homenagear os profissionais que, com criatividade, dedicação e sensibilidade, protagonizam experiências pedagógicas de sucesso nas salas de aula de Quintana. Um dos momentos mais esperados da programação foi a entrega do Prêmio Escola em Movimento – Edição 2024, que reconheceu os melhores projetos desenvolvidos ao longo do último ano letivo por professores e gestores da rede municipal.
Com caráter educacional e fundamentado na Meta 7 do Plano Nacional de Educação, que visa fomentar a qualidade da educação básica com foco na aprendizagem e no fluxo escolar. O prêmio não possui qualquer modalidade de sorteio e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar práticas pedagógicas exitosas, que enfrentam desafios reais e promovem a construção efetiva do conhecimento pelos estudantes.
Na cerimônia de premiação do “Prêmio Escola em Movimento – Edição 2024”, os projetos vencedores foram distribuídos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar. Cada um deles representou iniciativas pedagógicas de destaque, que se destacaram pela inovação, impacto educacional e potencial de replicabilidade na rede municipal de ensino de Quintana.
Na categoria Educação Infantil, o 1º lugar foi conquistado por Francine Sávia Giroto da Silva, com o projeto “Mundo Sonoro”, que utilizou sons, ritmos e musicalização como ferramentas de aprendizagem na primeira infância. O 2º lugar ficou com Hilda de Oliveira Alves da Luz, autora do projeto “Convite”, seguido pelo 3º lugar de Regiane Bruno Neves, que apresentou “Emoções”, voltado ao desenvolvimento socioemocional das crianças.
No Ensino Fundamental, o grande destaque foi o projeto “Música é arte para todas as idades”, desenvolvido pelo professor José Edmar Novais dos Santos, que integrou diferentes áreas do conhecimento por meio da linguagem musical. O 2º lugar foi concedido à professora Lumiko Mori Tedesco, com o trabalho “Educação Especial e Inclusiva: um movimento necessário entre escola e família”. Em 3º lugar, ficaram Jaqueline Lacerda Blanco e Vanessa Pereira Ribeiro Hirano, com o projeto “Do campo para a mesa”, que incentivou hábitos alimentares saudáveis e práticas sustentáveis.
Na categoria Gestores, o 1º lugar foi entregue ao projeto “Escola Sustentável”, idealizado por Tais Cristina Correa Cardoso e Renata Ferneda, voltado à promoção da consciência ambiental no ambiente escolar. Em 2º lugar, destacou-se o projeto “Vale a pena ler de novo”, das gestoras Rosa Maria Zagatti Frasson e Elaine Oliveira dos Santos, que incentivou o hábito da leitura crítica e reflexiva. A 3ª colocação foi ocupada por Leidiane
dos Santos Bernardes Ferreira e Patricia Helena da Silva Teles, com o projeto “O brincar na Educação Infantil”, que valorizou o ato de brincar como parte fundamental do processo de aprendizagem.
A seleção dos vencedores reforça o compromisso da rede municipal de ensino de Quintana com uma educação inovadora, inclusiva e centrada no desenvolvimento integral dos alunos. A realização do evento foi fruto de um trabalho planejado e sensível da equipe da Diretoria Municipal de Educação, liderada pelo diretor Jorge Luiz dos Santos e pela diretora adjunta Maria Fernanda Cardoso Teixeira, que, ao lado de sua equipe técnica, conseguiu criar um ambiente de escuta ativa, troca de experiências e fortalecimento do vínculo entre educadores e poder público.
Estiveram presentes diversas lideranças do Governo de Quintana, entre elas o prefeito Fernando Itapuã, a vice-prefeita Clarice Porto, o presidente da Câmara Municipal Reginaldo Rodrigues, além da vereadora e chefe de gabinete Solange Campanez e o vereador Paulo Nunes.
Em sua fala, o prefeito Fernando Itapuã enfatizou que a educação é o eixo estratégico mais importante para o desenvolvimento social e econômico de longo prazo em Quintana. “Acreditar na educação é planejar um futuro sustentável. Investir nos nossos professores é investir no crescimento do município. Quando valorizamos o conhecimento, abrimos caminhos para uma cidade mais justa, preparada e humana”, afirmou o prefeito.
A repercussão positiva do “Educação em Diálogo” evidencia não apenas a valorização dos educadores locais, mas também a visão de futuro da atual gestão. Ao incentivar boas práticas e reconhecer publicamente o protagonismo docente, o município de Quintana dá um passo importante rumo à excelência no ensino público, promovendo o engajamento da comunidade escolar e consolidando uma política educacional fundamentada na qualidade,
na equidade e no compromisso com o aprendizado real dos alunos.
O evento encerrou-se com entusiasmo, mas deixou plantadas sementes que prometem florescer ao longo de todo o ano letivo, renovando o propósito de educar com excelência e transformar vidas pela força do ensino.