Moradores da região devem ficar atentos com queimadas, que podem provocar grandes estragos materiais, gigantes prejuízos ecológicos e, até mesmo ocasionar perdas irreparáveis de animais e virar tragédia com morte de pessoas.
O tempo extremamente seco, unido com a alta propensão de ventos, torna o ambiente altamente perigoso e, qualquer bituca de cigarro num lugar errado pode virar grandes incêndios.
Por exemplo, em Jaú, um incêndio atingiu uma área de plantio de cana às margens da rodovia Paulo Nilo Romano (SP-255), provocando um engavetamento envolvendo quatro veículos. Uma pessoa teve ferimentos leves e recebeu atendimento no local. A pista precisou ser parcialmente interditada.
Na região, outros incêndios também foram registrados. Em Itápolis, um canavial pertencente a uma usina pegou fogo no início da madrugada. Equipes do Corpo de Bombeiros e da própria usina atuam no combate às chamas, mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não é possível mensurar a área atingida.
Já em Braúna, um incêndio em uma área de pastagem chegou próximo à Aldeia Icatu. O fogo chegou perto da comunidade e algumas pessoas desocuparam suas casas na tarde desta terça-feira. Devido à fumaça, a maior preocupação era com idosos e crianças. Equipes da Defesa Civil estiveram no local para atender a população.