A Defesa Civil de São Paulo está em estado máxima de alerta. Em várias regiões do Estado há focos de destruição por conta dos fortes ventos, que em determinadas cidades chegaram aos 82,8 km/h, como em Presidente Prudente.
O alerta segue até a noite desta segunda-feira (22). Há expectativa de fortes chuvas em diversos pontos de São Paulo.
Recorde de rajadas neste segunda-feira (22):
Pompeia – 47,9 km/h
Tupã – 54,36 km/h
Bauru – 46,08 km/h
Marília – 42,48 km/h
Jales – 52,56 km/h
Barra Bonita – 70,2 km/h
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), e a virada da estação coincide com a chegada de uma frente fria que está sendo impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
ATENÇÃO REDOBRADA
Em ventos fortes, é essencial permanecer em locais seguros, como o interior de edificações, e fechar janelas e portas para evitar a entrada de detritos e estilhaços. Ao sair de casa, procure abrigo seguro, mantenha-se afastado de árvores e estruturas metálicas, e ao dirigir, reduza a velocidade e evite áreas de alagamento. Se fios elétricos caírem, não se aproxime e acione os bombeiros ou a companhia de energia elétrica.