Em um cenário educacional marcado por desafios como o impacto das mídias sociais e o aumento das questões de saúde mental pós-pandemia, uma estratégia de gestão pautada na cultura do cuidado e no diálogo com a comunidade gera resultados para além da sala de aula. A experiência foi compartilhada por Meire Nocito, diretora institucional educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo (SP), durante o painel “Cultura institucional pautada no cuidado e gestão de dados: a importância do diálogo e de olhar para cada aluno”, realizado no evento “Em tempos turbulentos, como manter a escola firme”, promovido pela Revista Educação.
A diretora defendeu que, diante das rápidas mudanças, é imperativo repensar a escola e envolver toda a comunidade nesse processo, ressaltando que “a fortaleza está na comunidade”. Ela compartilhou com os participantes – gestores, professores e pensadores da educação – que o Colégio Visconde de Porto Seguro tem investido, desde 2018, em uma cultura institucional focada no cuidado, na promoção do bem-estar e no fortalecimento de uma rede de apoio e proteção à infância e à adolescência, abrindo espaços de diálogo e interação com alunos e famílias, representados em comitês, e também espaços entre docentes e gestores, representados por um fórum de professores. Esse processo resultou na implementação de um programa de educação socioemocional que envolveu a criação de políticas institucionais e a formação continuada dos docentes e demais colaboradores.
Entre as medidas concretas para o bem-estar dos estudantes, Meire Nocito destacou o projeto Porto Disconnect, criado em 2019. A iniciativa surgiu da observação de que “nossos alunos estavam usando o seu tempo livre para ficarem nas telas dos celulares”. No intervalo, eles não brincavam como antigamente e, consequentemente, não interagiam. Inicialmente, o projeto estabeleceu um “detox” dos celulares durante os intervalos das sextas-feiras.
Em 2024, o Porto Disconnect evoluiu, e os estudantes passaram a participar ativamente do processo decisório sobre as atividades realizadas nos intervalos. Segundo a diretora, esse envolvimento fez com que “o aluno se sentisse parte do processo, participando ativamente da dinâmica de ampliação das atividades recreativas dos intervalos”. A eficácia da medida foi confirmada em pesquisa de setembro do mesmo ano, que revelou que 72,5% dos estudantes permaneciam offline nos intervalos.
A diretora também detalhou o desenvolvimento de políticas institucionais abrangentes, como a política antirracista, a de educação inclusiva, a antibullying e a de restrição do uso do celular no ambiente escolar.
Para subsidiar o trabalho do professor em sala de aula e estender o diálogo sobre a educação dos filhos, o Colégio criou a Academia da Família, que promove espaços de formação para pais e responsáveis, e o Canal Socioemocional, uma ferramenta que fornece conteúdos sobre temáticas socioemocionais e de apoio aos educadores.
Meire Nocito concluiu sua participação no painel reforçando o papel essencial do envolvimento comunitário na manutenção da solidez escolar em momentos de incerteza: “Quando refletimos sobre como manter a escola firme em tempos turbulentos, reconhecemos que o melhor caminho está na abertura para uma escuta ativa, envolvendo todos os atores da comunidade escolar, por meio da criação de espaços dialógicos e formativos, onde possamos somar forças para atingir o nosso propósito maior: oferecer condições para que nossas crianças e adolescentes se desenvolvam plenamente, tendo um ambiente propício ao aprendizado acadêmico e ao desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a vida em sociedade”.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional como no Currículo Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.