Pompeia, Quintana e cidades da região têm registrado fortes e constantes rajadas de ventos – que assusta e causa preocupação, afinal, há semana atrás ventania intensa causou destruição e transtornos em diversos pontos do estado de São Paulo.
Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, emitiu alerta e possíveis ventos de até 100km/h em todo o território paulista.
O Inmet alerta para os riscos que incluem cortes de energia, estragos em plantações e quedas de árvores.
As intensas rajadas de vento também podem causar transtornos como destelhamento. Algumas frentes frias podem gerar linhas de instabilidade que causam as “frentes de rajada”, gerando ventania generalizada.
Um dos principais motivos para tanto vento é a formação de uma frente fria – frontogênese – fenômenos que acontecem entre o Sul do Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina a partir da intensificação e expansão de uma área de pressão atmosférica, em vários níveis da atmosfera. A queda acentuada da pressão do ar em um local produz uma grande diferença de pressão com áreas próximas. Essa diferença de pressão do ar gera fortes ventos.
entre o Sul do Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina a partir da intensificação e expansão de uma área de pressão atmosférica, em vários níveis da atmosfera. A queda acentuada da pressão do ar em um local produz uma grande diferença de pressão com áreas próximas. Essa diferença de pressão do ar gera fortes ventos.
Outro fator importante para a ventania é que grandes contrastes de temperatura aceleram o movimento do ar e causam ventos fortes. É o que ocorre quando uma massa de ar frio se movimenta e entra em choque com o ar quente em uma região. Grandes frentes frias trazem fortes massas de ar frio que podem gerar intensas rajadas de vento.