Um debate tomou conta das redes sociais nesta semana: o reajuste salarial de 4% oferecido pelo prefeito Diogo Ceschim (PODEMOS) aos servidores públicos municipais.
O valor corrige a inflação do período e evita defasagem salarial, em meio á crise dos cortes de repasses e arrecadação de Pompeia, assim como em diversos municípios brasileiros.
Puxando valores dos últimos anos, nota-se que o valor percentural corrigido mantem um média.
Na administração da ex-prefeito Cristina Escorce “Tina” os reajustes mantiveram a média:
2017 – 4%
2018 – 3%
2019 – 4%
2020 – 3%
2021 – não teve reajuste
2022 – não teve reajuste
2023 – 6%
2024 – 6,5%
Nota-se que em 2021 e 2022 não houve aumento de salário para os servidores. O maior índice em 2024 foi num ano eleitoral.