O prefeito Daniel Alonso e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, visitaram na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, a área para a futura instalação do Parque Tecnológico de Marília.
A área, localizada no distrito de Lácio, tem cerca de 200 mil m², sendo que o investimento no Parque Tecnológico pode chegar a quase R$ 30 milhões – recentemente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações abriu uma Chamada Pública que destina R$ 180 milhões para a implantação de parques tecnológicos no país.
Logo pela manhã, acompanhado pelo prefeito Daniel Alonso, o ministro iniciou sua agenda em Marília com uma visita à sede da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), onde foi recebido pelo presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, e também conheceu a implantação de Inteligência Artificial, tema estratégico para a pasta.
Em seguida participou da solenidade de inauguração do Ambiente de Inovação ConnectAcim, que reúne o programa de aceleradora de empresas, incubadora de empresas, da área tecnológica e o instituto de pesquisa da Associação.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades municipais. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes o vice-prefeito Cícero do Ceasa; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Elio Ajeka, Ivan Negão e Vânia Ramos; deputada estadual suplente, Dani Alonso; secretários municipais e diversos empresários.
Daniel Alonso disse que Marília teve um dia especial e histórico. “Para todos nós é um privilégio receber a visita do ministro Marcos Pontes, com que tive um encontro no mês passado em São Paulo para a implantação do nosso Parque Tecnológico. De lá para cá avançamos bastante e vinda do ministro já é um grande passo para a aproximação com a nossa cidade. Tenho certeza que ele sairá daqui impressionado com a organização e a mobilização de toda a sociedade organizada em promover ações de tecnologia e desenvolvimento. E os conselhos e orientações do ministro nos ajudarão muito nesse processo.”
Marcos Pontes destacou a visita a Marília. “Cumprimos vários compromissos e o dia foi bastante positivo. O futuro do país depende da ciência, tecnologia e inovações. Não só o ministério, mas também a minha pessoa está à disposição e parabenizo o prefeito Daniel Alonso pelo trabalho que tem feito em Marília em todas as áreas, mas principalmente nessa luta pela implantação do Parque Tecnológico, que tem todo o nosso apoio.”
No início da noite, o ministro tem encontro com líderes, empresários e autoridades da região no auditório da Unimar (Universidade de Marília).