A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, do Fundo Social e da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo um Projeto junto a FAEF para o acolhimento de estudantes e familiares, com foco na saúde mental.
No dia 11 de abril, segunda-feira, houve uma capacitação de docentes e coordenadores da Escola Nely Carbonieri de Andrade, para implantação deste projeto com os alunos da escola. O objetivo é proporcionar acolhimento e uma escuta interessada no ambiente escolar, através da conscientização destes adolescentes sobre a importância da saúde mental e o autocuidado.
A ideia do Projeto foi uma iniciativa da esposa do Vice Prefeito, Mara Peres, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social, Cláudia Furlaneto dos Santos, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Maria Parrera, da psicóloga Jéssica S. Polizinani, da Secretária de Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo e da Diretora da Faculdade de Ensino Superior FAEF, Vanessa Zappa.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Maria Parrera, a proposta é voltada para o público pré-adolescentes e contará com o apoio de estagiários e professores do curso de Psicologia, no intuito de se encaminhar os alunos que necessitem de apoio especializado para os locais de saúde. “Será feito um levantamento de demandas dentro da escola, a psicóloga e alguns estagiários vão trabalhar essas demandas e os seus encaminhamentos, seja para o CRAS em um atendimento familiar, ou no CAPES, para um atendimento mais voltando para a saúde mental desses jovens ou, até mesmo, de seus familiares”.