A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, já realizou 112 exames de Espirometria, em parceria com o Laboratório Boehringer Ingelheim, através do Programa Abraçar, sem envolvimento de recursos financeiros.
O mutirão tem por objetivo atender a uma demanda de 510 pacientes que aguardavam pelo procedimento e a expectativa da Prefeitura é zera essa fila em breve, de acordo com o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
“Instalamos três cabines para a realização desse exame, sendo uma na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília e duas no Ipremm (Instituto de Previdência do Município de Marília).
O mutirão teve início no último dia 11 de abril e a nossa expectativa é zera essa fila muito em breve”, disse o secretário.
O exame de espirometria é destinado para diagnosticar distúrbios ventilatórios e mensurar a capacidade dos pulmões, ajudando na identificação de doenças como Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), muito comuns nas sequelas pós-Covid.
Além do mutirão de Espirometria, o Laboratório Boheringer também realizará uma capacitação sobre “Abordagem Médica na DPOC” para médicos clínicos/generalistas das UBSs/USFs da Rede Municipal de Saúde.