Tupã conquista máquina israelense que utiliza o lixo para gerar gás, energia e óleos

Tupã será contemplado no início do próximo ano com uma máquina israelense que, com tecnologia de pirólise, utiliza o lixo para gerar gás, energia e óleos. O equipamento ficará por 30 dias no município e a iniciativa servirá de modelo para as outras cidades do país.

A novidade foi divulgada nas redes sociais do prefeito Caio Aoqui, que esteve na última semana em São Paulo, junto do secretário de Agricultura, Anderson Luiz, para reuniões com os técnicos e engenheiros da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, e que intermediou a escolha de Tupã para receber o equipamento tecnológico.

Outra importante conquista para Tupã foi a escolha do município para ser uma das quatro cidades do Estado de São Paulo, que participará do estudo de orientações para investimentos em saneamento rural realizado pela Funasa em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) e a Universidade de São Paulo (USP).

O anúncio oficial ocorreu em 30 de agosto, no Kaikan, após a Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de seu corpo técnico, encontrar o projeto da fundação e estudar a possibilidade de Tupã participar do projeto-piloto, que busca viabilizar as metas de saneamento previstas no Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020): 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até dezembro de 2033.