Bastos entrega o centro de operações e monitoramento visando maior segurança

Aconteceu a entrega oficial do Centro de operações e Monitoramento da prefeitura de Bastos, com cerca de mil câmeras instaladas, todos os prédios e praças, assim como as principais vias urbanas passam a contar com monitorado 24 horas por dia.

Autoridades civis, militares, secretários, diretores de escola, representantes de entidades e imprensa, acompanharam a inauguração.

“Estamos fazendo um grande investimento com recursos da prefeitura para a vigilância da nossa cidade. Todos os bens públicos estarão monitorados através do Centro de Operações e Monitoramento, oferecendo para nossa comunidade uma sensação maior de segurança. Estamos colocando tecnologia a serviço da população, da Polícia Militar, da Polícia Civil para que todo esse sistema integrado realmente possa dar a nossa comunidade um salto de qualidade na Segurança Pública” disse o prefeito Manoel Rosa”.

Com o monitoramento, Bastos quer pôr fim aos furtos e aos roubos que acontecem em residências, no comércio, mas principalmente nas praças, escolas e demais prédios públicos, causando enormes prejuízos aos cofres públicos.

O sistema do município em parceria com a Secretaria de Segurança Pública também integrará o Sistema Detecta, que é o Sistema de Monitoramento Inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrado ao sistema dos bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Através das imagens geradas pelas câmeras de Bastos será possível rastrear e gravar todos os veículos que entram e saem da cidade. Em caso de fugas, furtos, roubos de carro de outras cidades ou de Bastos a polícia terá acesso imediato às informações que possibilitarão esclarecer os fatos, chegar aos criminosos e recuperar o produto do crime.