Implantado oficialmente há pouco mais de um mês em Tupã, o Sistema Detecta tem revolucionado o trabalho das policias civil e militar. Acusados de crimes e procurados da Justiça têm sido identificados. Veículos oriundos de ação criminosa foram interceptados pela PM, mas o Sistema de vigilância também registra fatos que podem auxiliar envolvidos em situações inusitadas.
O Sistema que detecta e aponta irregularidades, através de imagens ajudam o setor de investigação da Polícia Judiciária a desvendar crimes e ou a encontrar autores de acidentes com fuga. Essa tem sido a nova rotina da já confiável segurança pública em Tupã, considerada uma das mais eficientes do Estado.
Um dos últimos registros com sucesso do Sistema Detecta ocorreu no sábado, dia 27, quando a PM foi alertada sobre um veículo conduzido por um procurado da Justiça.
Ao passar pelo radar instalado na estrada Tupã – Queiroz, foi emitido um alerta geral sobre o Volkswagem Voyage que transitava em direção ao perímetro urbano da cidade.
O veículo foi localizado na Avenida Domingos da Costa Lopes, na zona Leste e ficou constatado que o seu condutor e o veículo estavam envolvidos em ação criminosa. O acusado era procurado para cumprir uma pena de 1 ano e 1 mês.
DETECTA
A Prefeitura de Tupã formalizou a adesão ao convênio estadual do Sistema Detecta no município, através da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), para compartilhar imagens e informações com maior agilidade, assertividade e eficiência no combate à criminalidade.
Na ocasião, o prefeito Caio Aoqui destacou ser um investimento fundamental na manutenção do patamar de segurança conquistado por Tupã, auxiliando cada vez mais o trabalho de excelência das polícias civil, militar e científica, e do corpo de bombeiros.