A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, definiu um novo plano municipal de ações contra o Aedes aegypti. As ações do plano já foram iniciadas junto à realização do Plano Estadual de Combate à Dengue, realizada de 07 de novembro a 02 de dezembro, e serão estendidas em Tupã até 31 de março de 2024.
Segundo informações do Departamento responsável, o plano municipal de intensificação das ações está organizado desde o mês de agosto, e foi iniciado com a colocação de banners em todas as Unidades de Saúde e realizado panfletagens com mensagens para a conscientização da população.
“Muitas cidades seguiram o Plano do Estado e cumpriram durante 7 dias suas ações contra o mosquito, mas Tupã resolveu estender esse prazo e ampliar todas as suas ações até o ano que vem. As ações previstas já foram iniciadas e continuaremos com todas as equipes nas ruas fazendo o trabalho de prevenção e combate”, informou o chefe do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros.
Além dos trabalhos de rotina realizados durante toda a semana pelo Departamento, a secretaria de Saúde definiu que, nos sábados dos dias 2, 9 e 16, os agentes de Endemias e Comunitários realizarão uma força-tarefa de visitas casa a casa, com o objetivo de concluir 8 mil visitas. No sábado (2), o departamento realizou 1.163 visitas, com o deslocamento de 42 agentes, das 7h às 13h, nos bairros Vila Marajoara, Jardim Santa Adélia, Conjunto Habitacional João Paulo II e Jardim Rubiácea. Ao todo foram encontrados 28 focos de dengue em 13 imóveis visitados.
Vale destacar que a secretaria de Saúde realizará ainda outras diversas ações para evitar o aparecimento e proliferação do Aedes aegypti, com agentes devidamente uniformizados em todas as regiões do município para levar ainda mais informações sobre as medidas que devem ser tomadas em casa.