Tupã prepara forte esquema de segurança com monitoramento e IE no carnaval

Uma central de monitoramento com dois sistemas dotados de várias câmeras de alta resolução vai ser mais uma das ferramentas para ampliar e garantir a tranquilidade do Tupã Folia 2024, durante as quatro noites e duas matinês.

A vigilância eletrônica possibilita detectar de forma eficiente qualquer incidente, inclusive, com detenção de eventuais autores de delitos ou arruaças. Com isso, todas as medidas serão tomadas de forma rápida.

Com uma logística definida, a estrutura será montada de forma a garantir posicionamento de várias câmeras não só na parte interna, mas também na externa, vigiando locais como palcos, banheiros químicos, espaços reservados aos blocos, entre outros, onde haverá grandes aglomerações.

A tecnologia aliada ao efetivo de policiais militares, civis e de seguranças contratados pela prefeitura vai permitir a manutenção da ordem por toda extensão do recinto.

A MURALHA

O Detecta do programa “Muralha Paulista” do governo estadual é um grande sistema integrado de comunicação e monitoramento implantado no município, em agosto de 2023, e faz “estreia” neste Carnaval em Tupã.

A plataforma de monitoramento de Córtex é uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos por câmeras viárias espalhadas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas país afora para rastrear alvos móveis em tempo real.

A tecnologia pode identificar veículos que entram ou saem e se são furtados, roubados, dublê ou utilizados em ação criminosa, assim como proprietários com mandado de prisão.