A rede municipal de ensino de Marília conquistou prêmio de destaque em todo o Estado de São Paulo pelo desempenho na alfabetização de crianças e na fluência leitora. O reconhecimento do governo estadual veio através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que estabeleceu as metas da Avaliação de Fluência Leitora em 2023.
Fluência leitora
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras – palavras inventadas ou sem significado – e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes num texto. O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, o CAEd, utilizado para gravação e validação da leitura das crianças. Em todo o Estado, foram avaliadas mais de 343 mil crianças, incluindo os estudantes da rede municipal de Marília. “Considero a premiação como o resultado de um intenso trabalho de cada membro da Educação da de Marília. Representa o esforço coletivo de um grupo de pessoas que procura a cada dia fazer o melhor para nossas crianças. Além disso, destaco a gestão de nosso prefeito Daniel Alonso, que sempre incentiva e apoia os projetos da Educação”, observou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi.
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026. O Governo do Estado vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação. “O Alfabetiza Juntos SP é um acontecimento que precisa da união de todos os 645 municípios para que, assim, possamos construir um estado com crianças fluentes na leitura. Mais do que uma ação deste governo, o programa é uma política pública de Estado, que deve ultrapassar os anos, e envolver as comunidades escolares, sempre com foco no aluno”, finalizou o secretário de Estado da Educação, Renato Feder.