Queiroz completa 59 anos de fundação nessa quinta-feira (28), em meio a muitas comemorações e em pleno desenvolvimento.
Nos últimos dias o município teve muitos eventos esportivos, recreativos e artísticos/culturais para celebrar o aniversário. Na noite da quarta-feira (27) a festa foi comandada por Barões da Pisadinha.
Hoje pela manhã a comunidade católica promove uma missa de ação de graças por Queiroz.
Também haverá pela manhã a entrega de 378 títulos de escrituras para os cidadãos. Trata-se da realização de um sonho que representa mais dignidade, desenvolvimento e segurança para todos os proprietários e moradores da cidade.
A história de Queiroz
Em maio de 1938, Joaquim Ferreira Gandra, procurador de Heitor Ferreira Gandra, tomou a iniciativa de desmembrar a Fazenda Paiquerê, esta desmembrada da Fazenda Guatuporanga, um lote de terra com a área de 58 alqueires, compreendido entre os Rios Caingangs, Aguapeí ou Rio Feio e o Rio Tibiriçá, dos quais 10 alqueires seriam para a fundação de um Patrimônio. Esta área foi desmembrada do Distrito de Paz de NOVOS CRAVINHOS um dos que pertenciam a comarca de Marília. O terreno foi loteado e vendido à prestação, cuja finalidade era de se estabelecer um pequeno centro comercial para a serventia da zona agrícola, que na época já era bastante desenvolvida. A escolha do nome QUEIROZ deve-se ao fato de na época a Fazenda Paiquerê ser dos proprietários da firma Queiroz Ferreira & Cia Ltda, pois essa empresa acolhia grande número de trabalhadores que chamavam o pequeno núcleo de VILA QUEIROZ. Porém o primeiro nome do antigo povoado era QUEIROZÓPOLIS e posteriormente Vila Queiroz e finalmente QUEIROZ.
A luta pela emancipação do Distrito de Queiroz, do município de Pompeia foi uma das mais árduas batalhas políticas já ocorrida nesta cidade. De um lado ficavam os defensores da emancipação e de outro os que eram contra o desmembramento do Distrito. Formada a Comissão em prol da elevação de Queiroz à Município, integrada pelos senhores: Oswaldo Augusto Rezende, serventuário do Cartório de Queiroz e Juiz Preparador Eleitoral do Distrito, Zacarias Telles de Oliveira, Odilon Batista da Silva, Manoel Pedro Bonfim e Juvenal Nicácio que, chefiada pelo primeiro, seguiram para a capital de São Paulo, no dia 27 de abril de 1958, onde pleiteariam junto a Assembleia Legislativa do Estado, a elevação de Queiróz a Município.
Após intensas batalhas políticas, a população do Distrito de Queiroz finalmente tem o seu objetivo alcançado. Com base na Constituição Federal, promulgada em 18 de setembro de 1946, a mais liberal quanto à formação de municípios, Queiroz obtém a sua autonomia político administrativa, em 28 de Fevereiro de 1964, conforme determinação da Lei 8.0922, na comarca de Pompeia. O município foi instalado em 28 de março de 1965.