Iniciada a duplicação da ponte Novo Horizonte/Pongaí, a maior do Estado de São Paulo

A Entrevias Concessionária de Rodovias inicia a duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, a ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona, que fica sobre o Rio Tietê e liga as cidades de Novo Horizonte e Pongaí, no centro-oeste paulista. A ponte tem 2,410 quilômetros de extensão e a duplicação será executada ao lado da estrutura atual, no sentido leste da SP-333 – Rodovia Dr. Mário Gentil, entre os quilômetros 229,960 e km 232,400, com investimento de R$ 353,9 milhões. O evento de lançamento da obra contou com a participação do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, do diretor-presidente, José Henrique de Avila, prefeitos e deputados da região.

A nova ponte terá duas faixas de rolamento e a ponte existente receberá melhorias e será adequada para a passagem de pedestre, com iluminação para oferecer maior segurança.

Além da duplicação da ponte, a concessionária também inicia a duplicação de 52,4 quilômetros da SP-333 e implantação de seis dispositivos de acesso e retorno, entre Borborema e Pongaí, do km 212,450 até o km 245 e, em Guarantã, do km 273,160 até o km 295,485, com investimento de R$ 304 milhões. Este grande pacote de obras vai impulsionar o desenvolvimento regional, facilitar o escoamento da produção industrial e agrícola e proporcionar mais segurança, mobilidade e fluidez ao trânsito.

Toda a obra vai gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos e a previsão é que ela seja concluída em dois anos. É esperado o aquecimento na economia local por causa da movimentação no comércio e pelo aumento no repasse de ISSQN. As principais cidades beneficiadas são: Pongaí, Borborema, Uru, Novo Horizonte, Itápolis, Ibitinga, Guarantã e Júlio Mesquita.