Prefeita e candidata à reeleição em Bauru, Suéllen Rosim é alvo de “deepfake”; entenda o caso

A prefeita de Bauru e candidata à reeleição, Suéllen Rosim (PSD), registrou um boletim de ocorrência, na tarde de quarta-feira (18), após a veiculação de fotomontagens deepfake com seu rosto sobre o corpo de uma mulher nua. A Polícia Civil investiga a autoria das imagens.

De acordo com o boletim de ocorrência, a imagem circula pelo WhatsApp com a mensagem “Encaminhada com frequência”, o que significa que já teve grande repercussão na rede social.

Segundo o registro, a montagem, à qual o g1 não teve acesso, foi submetida pelas equipes policiais à ferramenta “AI or Not?”, que concluiu que a mídia foi gerada por meio de Inteligência Artificial.

Em nota à imprensa, a candidata disse que considera a atitude “criminosa e repugnante, coisa de gente mau caráter” e que espera que os responsáveis sejam punidos. Na nota, Suéllen ainda relembrou outros casos em que foi vítima de preconceito por ser mulher e negra.

De acordo com a Polícia Civil, foi instaurada uma investigação preliminar com o objetivo de não só investigar os responsáveis pela autoria das imagens, mas também qualquer responsável pela divulgação das imagens.