Parabéns, Tupã. Hoje (12), o município completa 95 anos. A história cidade, segundo o Censo IBGE 2022, tem 63.928 habitantes.
As origens
A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento, entre eles o massacre dos indígenas caingangues da região, que foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias planejadas. Os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos e o confrontamento foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região.
Segundo os registros, no entanto, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre. Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia uma escola com o nome “India Vanuíre” em homenagem a ela e possui um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre.
O plano de loteamento foi posto em prática após 12 de outubro de 1929, data considerada como fundação do município.
O distrito de Tupã foi criado junto ao município de Glicério através do decreto estadual nº 6.720 de 2 de Outubro de 1934.
Pelo decreto estadual nº 9.775 de 30 de novembro de 1938, foi criado o município de Tupã. Sua instalação ocorreu em 1 de Janeiro de 1939.
Atualmente, três distritos pertencem à estância turística de Tupã: Parnaso, Varpa e Universo.