A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – oferece ao seu público atendido a equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia. Este é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.
E a APAE recebeu doação de dois cavalos para serem incorporados à equoterapia. A doação foi realizada pela empresa Israel Alexander Presotto-ME, que fez a apreensão dos animais na cidade de Orlândia.
O diretor administrativo da APAE, Antonio Carlos Fialho, recebeu os animais em nome da instituição. Agora os animais serão avaliados e, se aprovados, devem ser colocados à disposição dos profissionais que acompanham o serviço oferecido pela APAE.
Benefícios da equoterapia
A equoterapia é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, já que os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permitem melhora na postura e na percepção do movimento. Os principais benefícios da equoterapia são:
- Desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo;
- Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
- Melhora da postura e do equilíbrio;
- Aumenta a auto-estima e a auto-confiança, promovendo a sensação de bem-estar;
- Melhora o tônus muscular;
- Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.
Além disso, a equoterapia faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante.