O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) do Governo de São Paulo fiscalizaram viveiras de mudas em Herculândia nessa semana e, foram lavrados três autos de infração e apreendidas cautelarmente 19.576 mudas de espécies frutíferas e ornamentais.
A documentação apresentada pelos estabelecimentos fiscalizados, para comprovação de origem das mudas, foi analisada na regional do Mapa em Marília após as fiscalizações in loco, porém novas irregularidades foram detectadas e resultaram na emissão de novos autos de infração contra estabelecimentos produtores e comerciantes de mudas dos Estados de São Paulo e Paraíba.
A equipe de fiscais informou que não foram encontradas mudas de citrus nos viveiros, o que a é considerado positivo. O plantio de mudas sadias, produzidas e transportadas de forma legal, é umas das principais medidas de controle de doenças cítricas, incluindo o greening. Essa doença é transmitida por bactéria e causa a morte de plantas cítricas. O greening encontra-se disseminado nas principais áreas produtoras do país e não tem cura, gerando muita preocupação de autoridades e setor produtivo.