Unipac anuncia metas alinhadas aos objetivos globais de sustentabilidade

A Unipac – considerada uma das empresas de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país – vem estabelecendo um diferencial em suas operações: ter a sustentabilidade como estratégia, o que significa manter uma atuação responsável em todas as fases de suas atividades – administração, fabricação e logística -, para a redução dos impactos no meio ambiente e na sociedade, com a adoção de políticas e ações eficientes e factíveis para a perenidade dos negócios e do planeta.

Atenta às necessidades globais, a Unipac atua em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas, compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Com causas alinhadas aos ODS 9, 12 e 13, a empresa adotou a construção de infraestruturas resilientes, padrões de produção e de consumo sustentáveis e medidas para combater a mudança climática e seus impactos, além de promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomento à inovação.

Como parte da estratégia, a Unipac está incorporando os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) em suas operações e construindo estratégias e metas de longo prazo que serão essenciais para a perenidade dos negócios. Além disso, adotou indicadores e relatórios de sustentabilidade corporativa, que vem se tornando um diferencial para empresas que desejam agregar valor competitivo e social aos negócios. A mensuração do desempenho das ações favorece a transparência e a confiança nas relações com os diversos públicos envolvidos em seus negócios: acionistas, órgãos governamentais, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.

Metas e métodos

A Unipac tem como meta, até 2023, reduzir em 10% as emissões de CO2, o consumo de energia elétrica e de água e a geração de resíduos. Para isso, vem investindo num parque de máquinas com tecnologias e equipamentos de menor consumo energético; no uso de iluminação a LED; na aplicação de métodos e processos para menor geração de sucatas, sobras e perdas; na elaboração de produtos mais leves – a exemplo dos tanques de combustível e embalagens para envase de defensivos agrícolas – e no maior uso de resinas recicladas, com o reaproveitamento quase total das sobras da produção.

Os esforços para alcançar as metas incluem ainda o reúso da água e tratamento de efluentes e resíduos, iniciativas que compõem uma visão estratégica sustentável adotada pelo Grupo Jacto, do qual a empresa faz parte. Cerca de 30 m³ de água são tratados diariamente, correspondendo a 15,4% da água subterrânea retirada mensalmente. Já para a coleta de resíduos, segue a metodologia 5S. Economia, organização, limpeza, higiene e disciplina são praticadas por todos os envolvidos.