A quarta edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) foi divulgada recentemente e traz boas notícias sobre situação de Marília, já que o município tirou sua maior nota desde de que o estudo foi criado.
A nota da cidade foi de 5,7 no IOEB 2021, levantamento atualizado a cada dois anos. Em 2019, Marília tirou 5,5. Na edição de 2017 a nota local foi 5,2; e na de 2015, a primeira, foi 5,4. São sempre analisados dados dos anos anteriores.
Com o desempenho atual, o município está no mesmo patamar que o Estado de São Paulo. Já em relação ao País, a situação mariliense é melhor. O IOEB brasileiro ficou em 5,03 no estudo que acaba de ser divulgado.
O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. O índice combina informações de resultados, insumos e processos educacionais.
São levados em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do ensino fundamental; Ideb dos anos finais do ensino fundamental; e taxa líquida de matrícula do ensino médio.