Casos de Covid-19 voltam a crescer na região; Pompeia tem 28 e Garça 26 confirmações

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer na nossa região. Em Garça, foram confirmados no início dessa semana 26 registros positivos pela Secretaria Municipal de Saúde, enquanto que em Pompeia, o Departamento de Higiene e Saúde – DHS, apontou 28 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2025 o Brasil já acumula 17.697 até 03/02, com 201 mortes decorrentes do vírus. No estado de São Paulo são 4.378 casos no período, contudo quase metade dos óbitos foram registrados por aqui, com 99.

ATENÇÃO

A Covid-19 pode se manifestar com sintomas que variam entre leve e grave, em casos onde a internação é necessária para que a respiração seja monitorada. Pode ainda ser preciso o suporte à respiração com o uso de oxigênio e, em casos mais graves, até o uso de respirador.

Estas orientações têm como objetivo, esclarecer as dúvidas sobre quaisquer outros sintomas que surjam, bem como tratamentos que você poderá receber e o apoio disponível.

Quais tratamentos irei receber?

Dadas as medidas previstas nos protocolos de saúde para o tratamento da COVID-19, é importante diminuir o sofrimento que esta doença possa ocasionar. Para isso, o tratamento consiste em diminuir os sintomas:

• A falta de ar pode ser melhorada mantendo-se o mais calmo/a e relaxado/a possível, mas, se houver uma piora, a utilização de medicação pode ajudar. A morfina é o medicamento de uso mais comum. Apesar de usualmente ser utilizada para controle da dor, a morfina pode ser também utilizada de modo seguro para aliviar a sensação de falta de ar;

• A tosse também pode ser aliviada com o uso da morfina, lembrando que o uso do medicamento sempre deverá ser sob prescrição e supervisão médica;

• A ansiedade pode ser um sintoma comum e os medicamentos utilizados para ajudar no controle deste sintoma incluem remédios para ansiedade, sob prescrição e supervisão médica;

• A agitação poderá desencadear febre, e esta pode ser controlada com o uso de paracetamol.

Todos os medicamentos deverão ser administrados regularmente e sempre que deles necessite, somente prescrição médica. Se for incapaz de tomar os medicamentos via oral, estes poderão ser administrados através de uma injeção, ou via cateter, se necessário.

Nos casos mais graves, a COVID-19 pode afetar seriamente os pulmões, impedindo-os de funcionar normalmente. Um respirador pode ser usado para fazer com que haja a circulação do ar de dentro para fora dos pulmões e, assim, ajudar na respiração. Pode ser necessário o uso do respirador durante alguns dias até que os pulmões sejam capazes de voltar a funcionar corretamente.

Conecte-se conosco
Últimas notícias