Foi confirmada pela Prefeitura a primeira morte por dengue em 2025, em Tupã. A vítima é uma mulher idosa de 80 anos. A cidade já contabilizou 951 casos segundo o último boletim epidemiológico.
SINTOMAS
Quem sentir sintomas deve procurar atendimento médico. As pessoas podem procurar o e Centro de Atendimento à Dengue onde podem passar por exame, atendimento e hidratação.
Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Em uma minoria, outros sintomas mais específicos podem surgir na sequência, principalmente quando a febre cessa por volta do quinto dia. Os sintomas mais característicos dessa fase são dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramentos nas mucosas. Essa é a fase da dengue com sinais de alerta, nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por indicar uma gravidade do quadro clínico. Nesse momento, é importante ter acompanhamento médico.
PREVINA, MATE O MOSQUITO!
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante eliminar locais onde o mosquito pode se reproduzir.
Eliminar criadouros
Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas, vasos de plantas, piscinas e lixeiras
Manter caixas d’água e reservatórios tampados
Limpar calhas e lajes
Cobrir ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
Cobrir bem a cisterna
Cobrir bem todos os reservatórios de água
Proteger-se
Usar repelentes, especialmente durante o dia
Usar roupas de mangas compridas e calças
Instalar telas em janelas e portas
Utilizar mosquiteiros em portas e janelas e sobre a cama