Iniciadas as atividades do Jovem Agricultor do Futuro em 2025

O Programa Jovem Agricultor do Futuro está definitivamente de volta para Pompeia com o apoio da Prefeitura Municipal. Tudo começou em 2015, quando o então vereador Claudirlei Santiago Domingues “Tatá” foi um dos grandes responsáveis pelo início do programa no município, intermediando a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Sindicato Rural de Pompeia com o Poder Público.

Em 2017, com uma nova administração, o Programa acabou se transferindo para Oriente, que abrigou e fez bonito nos últimos anos, oferecendo capacitação para os jovens. Desde meados de 2023, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e a Escola Estadual Cultura & Liberdade fortaleceram o projeto o elevando para outro patamar.

Nesta semana foram iniciadas as atividades de 2025. Neste ano serão 30 jovens alunos de Oriente, Pompeia e toda a região que participarão das aulas durante todo o ano.

Voltado para jovens com idade entre 14 e 17 anos, o programa possui uma carga horária de quatro horas diárias e um total de 464 horas ao fim do ano letivo. As aulas são ministradas sempre em horário contrário ao período em que o aluno realiza as atividades regulares da escola e objetiva auxiliar, incentivar e capacitar os participantes sobre as diferentes possibilidades existentes no agronegócio. São aulas práticas e teóricas sobre o cultivo de hortaliças, manejo de animais, sustentabilidade, oficinas de empreendedorismo, marketing e outras.

O Jovem Agricultor tem como diretrizes o incentivo e a contribuição para a continuidade dos estudos de seus participantes em níveis mais elevados de escolaridade e qualificações; a articulação das dimensões do aluno enquanto profissional e cidadão, em uma perspectiva educacional comprometida com a autonomia no aprender; além da opção por uma educação profissional comprometida com o desenvolvimento sustentável da comunidade.

 

 

Conecte-se conosco
Últimas notícias