Polícia Federal deflagra operação em Tupã e outras cidades de cinco estados

A Polícia Federal (PF) juntamente com a Receita Federal deflagrou operação denominada “Anemia”, em Tupã, nessa quinta-feira (06). O objetivo foi desarticular uma quadrilha envolvida na importação ilegal de mercadorias estrangeiras.

Ao todo, 53 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva em cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Tupã foi uma das cidades que foram alvo da operação. Logo nas primeiras horas da manhã, viaturas da Polícia Federal foram vistas na cidade.

As investigações, que se iniciaram em 2020, tiveram como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por importação ilegal de grandes quantidades de mercadorias de origem estrangeira sem obediência aos devidos procedimentos legais.

De acordo com informações, o grupo atuava há dez anos introduzindo mercadorias irregularmente no país por meio da fronteira com o Paraguai, sobretudo eletrônicos, que eram distribuídos a diversos estados da federação.

Com a evolução da atividade criminosa, chamou a atenção das autoridades a intensa movimentação financeira, que era realizada por meio de laranjas e de empresas fictícias constituídas para dissimular o recebimento de recursos.